domingo, 17 de outubro de 2010

Mérida

16 de Outubro de 2010.

Mérida


Realmente tirei as fotos entrando no Estado de Mérida. Para quem nunca foi ao Andes é deslumbrante andar a dois mil metro de altura e olhar para cima e ver que você esta em baixo e tem muita montanha para cima.
Nem parece que estou na Venezuela ( pelo menos de todas as cidades que passei até agora, e foram muitas), em Mérida parece existir um código de ética. Aqui se respeita o sinal de transito. Quando ele não existe, eles conhecem perfeitamente quais são as preferencias, que esta escrito em um guia turístico bem organizado.

Só para cortar um pouco o assunto, nas outras cidades não existe nenhuma , absolutamente nenhuma sinalização. A preferência é sempre do mais ligeiro e eu não vi nenhuma batida.

Chegando ao Terminal de Passageiros, nota-se a diferença e a educação das pessoas. Fui direto a uma agência de Informações Turística e de lá já saí com pousada e pacotes de três dias já prontos, inclusive para hoje também. Fui especialmente recebido pela senhora Ana Cortez que também tem sua agencia, a "Taty Tour". Não sei se era altitude ou os três dias sem Coca-Cola que estavam me dando um pequena dor de cabeça perto da nuca. A senhora Ana me disse que era cansaço. Por via das dúvidas fui ao restaurante em frente e pedi uma Coca-Cola Ligth e ela me pediu para que levasse um copo de café grande, em 15 minutos esqueci-me da dor.
Hora do primeiro Tour 16:00, furado por causa da forte chuva que caiu. Assim que anoiteceu e parou a chuva, voltei para a estação rodoviária para falar com a Ana e conversamos bastante sobre Mérida. Não fiz o tour ao vivo mas foram duas horas, com direito a três latas de Coca-Cola e a Ana três café grande, de aprendizado sobre Mérida.
Aqui eu fiz algo que não poderia fazer nas outras cidades, que era sair a noite. Em pleno sábado dei uma voltinha, mas parece que não é hábito do Venezuelano sair muito á noite. Deu para perceber o tanto que a vida noturna brasileira, principalmente as dos finais de semanas , são intensos.
Apesar da altitude, não esta frio e amanhã se parar de chover vou a uma das montanhas mais altas a quase 5.000mt. Se minha mãe ler isso antes de ir, caso ela não tenha um 'troço' ela consegue passar o dia ajoelhada na frente da coitada da Nossa Senhora da Medalha Milagrosa e leva a Adelci minha esposa junto. Mas se ela ouvir as histórias da Ana, ela tem o 'troço' Primeiro.
Quero tirar muitas fotos, vocês vão ver que esta parte da Venezuela é excelente para se anotar nos "100 lugares que devo visitar antes de morrer".
Aos amigos pescadores aqui tem um Tour que se faz pesca te Truta.

Nenhum comentário: