terça-feira, 19 de outubro de 2010

Duas semanas em Mérida.

18 de Outubro de 2010.

Duas semanas em Mérida.

Que me desculpem os Venezuelanos que não são do estado de Mérida, mas isto aqui não se parece em nada com a Venezuela que conheci até agora, nem Isla Margaritha. A impressão é que estou em outro país. Seriam necessárias duas semanas para curtir toda esta maravilha aqui.
Dentro da América do Sul, ao norte e final dos Andes, ele se parte em dois formando um V. É onde sua parte direita passa pela Venezuela e vai até bem perto do Mar do Caribe. O estado de Mérida que tem como capital a cidade de Mérida, detêm as partes mais altas dos Andes aqui na Venezuela, sento o Pico Bolivar a 5007 mts de altitude. Em duas fotos que estão no PICASA, onde aparece umas casas e eu estou no meio da rua (tirando a foto) são os dois picos mais altos.

Antes ia-se ao Pico Bolívar de teleférico. Só que ele caiu e estão construindo outro para 2012.

Com reza ou sem reza, daqueles que não queriam minha vinda, lá fui eu hoje para uma aventura Andina.
Aventura Andina, são aquelas que de vez enquando passa do Discovery Chanel ou no Fantástico, que tem montanha de todos os lados, ônibus velho e carros velhos indo e vindo e dependendo do lado da janela que você esta, enxerga-se uns 1.000 metros para baixo quando se poe a cabeça para fora.
O que notei aqui é que não existe estrada ruim, pelo menos eu não passei por nenhuma, mas nenhuma delas tem acostamento e quanto mais subimos mais estreita fica. Tem hora que o carro tem que esperar outro passar para poder continuar.
A cidade de Mérida esta a aproximadamente 1.600 metros de altitude e uma temperatura média de 16ºC., agora imagina você subindo os Andes a mais de 4.000 metros fazendo zig-zag durante 8 horas. Este foi o tempo de ida e volta.
A rota 1 que se chama "Mágicas Montanhas" passando por Apartateiro e Timotes, é super legal, passando por várias cidadezinhas.
O local mais alto foi o Pico El Aguila a 4.118 metros foi ai que resolvi colocar o casaco de frio. Estava a 7ºC, mais o vento dava a sensação de bem menos. Frio mesmo foi na Laguna de Mucubaji, termômetro a 4ºC mais a sensação tenho certeza que batia as casas do -5ºC. Esta Lagoa é formada por águas que vem das geleiras e tem a temperatura aproximada de 2ºC, o local é bem aberto e estava garoando. Tirei umas fotos das placas locais para vocês irem vendo de onde são, que por sinal estão fantásticas. São muitas paisagens legais. Vale a pena dar uma olhada.

Só para lembrar:
PICASA : http://picasaweb.google.com/fernando.salge

Nenhum comentário: