quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Vinte oito dias na Venezuela.

03 de Novembro de 2010.

Vinte oito dias na Venezuela.


Amanhã chega ao fim de uma aventura pela Venezuela. Meu objetivo era alcançar a tríplice divisa de Brasil, Venezuela e Guiana Francesa, no alto do 'Tepui Roraima' (Tepui = Grande Rocha na linguagem dos índios Penon), que não foi conquistado por mais ou menos 1 km e por questões climáticas. Em cima do 'Tepui Roraima' não se brinca, respeita-se a natureza.
Por fim descobri que a Venezuela tinha muito mais a me mostrar. Conhecemos 'Isla Margarita' e suas ilhotas a sua volta. Fomos a 'Mérida', um pequeno estado na ponta dos Andes a 5.000 m de altitude. Tinha uma programação de ficar apenas dois dias e fiquei cinco. Me desculpe os Venezuelanos mas 'Mérida' esta fora do contesto de outros estados e é dali que se deve vir o exemplo de trabalho e crescimento do país. Por causa de 'Mérida' deixei de conhecer 'Los Roques', um atol maravilhoso de se fazer mergulhos. Conhecemos 'La Gran Sabana' e suas maravilhosas cachoeiras, tendo como papel principal, a majestosa do mundo, 'Salto Angel' com seus 972m de altura, sendo a maior do mundo. Das mais de vinte que vi pelo caminho, todas passavam com facilidade os 400m de altura. Quando vi em uma montanha enorme, cinco quedas d'água ao mesmo tempo, logo me lembrei do primeiro filme de "Jurassic Park", que teve partes gravadas aqui e eu jurava que aquilo era montagem. Que este lugar não existia.
Dentro
'La Gran Sabana' existem diversos parques e um deles me surpreendeu de tanta beleza natural, 'Parque Canaima'.
No 'Monte Roraima' foram seis dias duros, de muita caminhada. Imagens que não se vê em nenhuma parte do planeta. Por isso é tão visitada por pessoas de todo o Globo.
Por fim ontem me dei de presente, passar a noite em uma comunidade indígena de San Marco em uma oca, na rede, lógico que trouxe a minha, perto da 'Quebrada de Jaspe', onde passei o dia de hoje todinho babando com uma das cachoeiras mais lindas que já vi.
Conheci muita gente pelo caminho, como o Nílson, baiano casado com uma venezuelana e a Giane. A Ana Nunes em Mérida que alem de amiga e guia, me guiou por toda Mérida sem correr perigo e brigava comigo como se fosse minha irmã mais velha. O casal de Madagascar, Goulam e Razia com suas filhas Sona e Douraya, foram ótimas companhias em
'La Gran Sabana' . Nossos guias indígena também merece destaque, apesar de novos, mostravam-se sempre preocupado com nossa segurança, eles são Esteban Odreman (Salto Angel) e Frank (Monte Roraima). Mais os que mais me acompanharam, com energia e vibração de dar inveja em qualquer jovem, foram a dupla Australiana, Deby & Bryan, que logicamente, fora eu, eles estão na maioria das fotos.
As pessoas que passaram pelo PICASA
: http://picasaweb.google.com/fernando.salge e pelo Orkut (Fernando Salge), para verem as fotos, ainda vou atualizar fotos durante duas semanas, que vão chegar da Austrália e Madagascar. Os Álbuns estarão lá. É bom salientar que no PICASA estão completas e no Orkut mais selecionadas.
Aqui no BLOG
http://fernandosalge.blogspot.com estão detalhados dia a dia da viagem e também deixarei por algum tempo para ser observado.
Fiz questão de não entrar em detalhes políticos. Me abstive apenas à natureza, o novo, a viagem em si. Mesmo em lugares inóspito podemos achar as mais belas joias. Mas se algum 'LOUCO' resolver fazer uma viagem desta, por favor não deixe de me escrever. Na internet existe varias versões e temos de nos cercar de tudo. Levo a vantagem de ter vindo sozinho, sem vícios de operadoras de turismo, que aliás só encontrei organização aqui, em Mérida. Vi coisas ruim
(política), mesmo assim para quem gosta de aventura, aqui tem um prato bem cheio dele.
Estou me preparando para algo legal para o ano que vem. Desta vez em família, mas com todo charme e toque de aventura, que faz de nossa vida mais intensa e diferente.
Obrigado a todos aqueles que me acompanharam e ao pessoal do "F1 News" que ficou com o Alexandre nestes dias, volto já nesta semana.
Tiau.

Um comentário:

Zelli Curcio disse...

Ainda bem que deu certo com você, porque nosso grupo foi enganado pelo Esteban, falsificou boletos de avião, não fez o passeio já pago e não devolveu o dinheiro até o momento.